Encontrando a Água Viva

quarta-feira, 5 de maio de 2010 | |

"De caminho para a Galiléia, passou Jesus por Samaria. Era meio-dia quando chegou ao belo vale de Siquém. À entrada desse vale, achava-se o poço de Jacó. Fatigado da jornada, sentou-Se ali para descansar enquanto os discípulos iam à cidade comprar alimento. [...] Ao sentar-Se à beira do poço, Jesus desfalecia de fome e de sede. [...] Aproximou-se uma mulher de Samaria e, como inconsciente da presença dEle, encheu de água o cântaro." (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 183)

A mulher samaritana saira de sua casa a buscar água no poço de Jacó, não imaginava ela que teria sua vida completamente mudada. Chegando ao poço começou a retirar água e logo preparou-se para voltar para casa sem dar importância ao viajante sentado ali perto. Aquele viajante era Jesus, estava com fome, sede e muito cansado, mas percebendo a oportunidade de falar do amor do Pai àquela mulher Ele não pestanejou, tornou-se para ela e disse-lhe "Dá-me de beber." (João 4:7) A mulher surpreendeu-se, um homem judeu lhe pediu água. Jesus com total maestria foi em sentido contrário ao preconceito daquela mulher quebrando a primeira barreira, pediu um favor em vez de oferecer. Naquele tempo havia um grande conflito entre os judeus e samaritanos, principalmente pela discordância quanto ao local de adoração a Deus e algumas questões doutrinarias.

Jesus continuou dizendo-lhe: "Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te
daria água viva." (João 4:10) O que é essa água viva? E de onde ela vem, qual sua fonte? Essas foram exatamente as pergunta da mulher samaritana. E disse-lhe mais Jesus: "Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (João 4:13 e 14). Imagine qual não foi a surpresa da samaritana ao ouvir tal palavra. Ela que havia saído em busca de água no poço de Jacó, agora tem um homem a sua frente oferecendo-lhe uma água que transformará sua vida. Mas ela ainda via diante de si apenas um viajante sedento, ela ainda não reconhecera seu Messias, pede-lhe dessa água e Jesus então pretendendo revelar-lhe quem é manda que ela busque seu marido, ela tentando esquivar-se diz que não tem marido e Jesus então conta a história desta mulher e ela percebe que Aquele que está a sua frente não é um homem qualquer.

Percebendo que é um homem de Deus pensa então que ele poderá tirar suas dúvidas e pergunta sobre o local de adoração a Deus. Jesus diz-lhe que vem o dia em que Deus será adorado por Seu povo em espírito e em verdade, tirando dela a ideia de um Deus que se restringe a lugares e construções, devolvendo-lhe a imagem do Deus que tem todo o Universo aos Seus pés. A mulher então responde: "Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas." (João 4:25) Jesus então Se revela à mulher "Eu Sou". A mulher tão somente creu nas palavras do Mestre, teve sua vida completamente transformada naquele instante e saiu a falar às pessoas da cidade sobre o Messias. Através do testemunho daquela mulher Jesus pode pregar durante dois dias aos samaritanos.

A Fonte de água viva e a própria água caro leitor, é Jesus, o Messias. Um encontro verdadeiro com esta Fonte provoca uma transformação instantânea, assim como provocou na samaritana e em Maria Madalena. Hoje Jesus lhe convida a beber desta da água, "bebe da água e certamente sede jamais terás", Cristo vai te encontrar quando a dor aparecer, segurar firme tua mão e vai te conduzir. Basta beber da água, basta buscar Jesus. Tenha você um encontro com a água viva, um encontro com Jesus.



(Érick Wilson, 4 de maio de 2010)

1 comentários:

Daniella disse...

Muito bom!Muito

Postar um comentário