Pois, na morte, não há recordação de Ti; no sepulcro, quem Te dará louvor? (Salmos 6:5)
Eu viajava outro dia de São Paulo para Brasília. Ao meu lado, uma senhora idosa chorava
Alguma vez você já teve essa preocupação? Aonde vão as pessoas quando morrem? Ao cemitério? Claro, e depois? Porventura, os mortos sofrem, se comunicam com os vivos ou andam por aí esperando encarnar-se em novas formas de vida? Os mortos têm consciência de Deus? Podem louvá-lo?
Acho que o tema da morte é um dos assuntos mais polêmicos e discutidos de nossos dias. Cada um tem uma fonte diferente de informação. Mas o que diz a Bíblia a respeito? O que afirma Davi no salmo de hoje? O tema do salmo 5 é a dor e o sofrimento pelos quais o salmista estava passando. Perseguido, Havia chegado a um ponto em que sentia que não tinha mais forças para resistir. Então, clamou dizendo: “Volta-Te, ó Senhor, e livra a minha alma; salva-me por tua graça.” (Salmos 6:4). Em outras palavras, necessito que me ajudes aqui e agora, nesta vida. Por quê? Ele mesmo responde: “Pois, na morte, não há recordação de Ti; no sepulcro, quem Te dará louvor?”
Essa declaração de Davi combina perfeitamente com o que Salomão, seu filho, escreveu no livro de Eclesiastes: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5-6).
Hoje é o dia. Agora é a oportunidade. Na morte, ninguém pode fazer nada. É apenas um sono do qual despertaremos quando Jesus retornar. Por isso, peça hoje a Deus que o ajude a fazer tudo o que for preciso fazer. Se tiver que reconhecer que errou, reconheça; se tiver que pedir perdão, peça: e se tiver que dizer “amo você”, diga-o, porque “na morte, não há recordação de Ti; no sepulcro, quem Te dará louvor?”
Fonte: Bullón, Alejandro. Meditações Diárias 2007 – Janelas Para a Vida. 20 de outubro. A Morte é um Sono
Hoje foi um dia muito difícil para mim. Sempre ao termino do sábado, quando falo com meu amigo Palermo e ele me pergunta como foi meu sábado eu respondo “foi perfeito, como sempre, fui a igreja o culto foi ótimo, passei momentos maravilhosos com meus amigos e irmãos.” Hoje ainda não tive a oportunidade de conversar com Palermo, mas, apesar de ter passado ótimos momentos, o dia ter sido maravilhoso, nada alivia a dor que sinto por ter perdido meu cachorro. Ao ler esse post você deve estar pensando, “foi só um cachorro”. Eu sei que a dor pela perda de uma pessoa querida é muito maior que a dor sentida pela perda de um animal, ano passado perdi alguns parentes, alguns mal conhecia, outros eram muito queridos, eu sei o quanto dói. Meu objetivo não é ficar falando aqui sobre a dor pela perda do meu cachorro.
Vim para o meu quarto por volta das 22:20 e lembrei que não havia nenhum post hoje no blog, então peguei a meditação para procurar alguma coisa e me deparei com essa mensagem do pr. Bullón, quando li lembrei da morte do meu cachorro. Estávamos nos nossos quartos quando ouvimos ele gemer muito alto, corremos todos para ver o que era, acredito que ele sentia que morreria e queria que estivéssemos ali ao seu lado, ficamos um pouco e saímos, minha mãe voltou alguns minutos depois e ele estava morto. Eu sentei ao lado dele e comecei a alisá-lo, meu pai estava sentado ao meu lado e me disse “olha o que vale a vida, nada!” eu comecei a chorar, não conseguia conter as lágrimas, a dor era enorme. Mas, mesmo em dor, eu senti a presença de Deus, eu sentia que Ele estava ali ao meu lado a me abraçar, eu senti a Sua mão, Seu carinho e Seu amor.
Quero com essa meditação e essa história lembrar-lhes de que nossa vida aqui nesse planeta é passageira, como disse meu pai, ela não vale nada, num instante você está respirando e pode no outro não estar mais. Como disse o pr. Bullón nessa meditação. “Hoje é o dia. Agora é a sua oportunidade.” Pare nesse momento e pense na sua vida, será que se Jesus voltasse hoje você iria ao Céu com Ele? Será que você está vivendo uma vida plena de comunhão com Ele? Para quantas pessoas que você ama, deixou que passassem as oportunidades de contar-lhes do amor infinito do Mestre? Não deixe mais o tempo passar, hoje é o dia, agora é a hora, essa é sua oportunidade, essa pode ser a última vez em que o Espírito Santo de Deus fala ao seu coração. Não deixe essa oportunidade passar, agarre-a com todas as suas forças e diga “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.” (Lucas 23:46), que possamos todos dizer “e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20), para que naquele dia possamos juntos estar com Cristo nos Céus.
0 comentários:
Postar um comentário